terça-feira, 23 de novembro de 2010

Feira WWY

Introdução

A feira do empreendedor é mais uma amostra de empresas reais. Nela encontramos oportunidades que buscam contribuir para estimular o candidato a empresário e as pequenas empresas à ampliação dos seus negócios. Contém também ferramentas para vender cada vez mais e melhor.
São seis dias de atividades com o Ciclo de Jogos Empresariais, Oficinas de aprendizado, Palestras, Workshops, Seminários. Ela foca atender as necessidades e demanda de 4 grupos: Jovem empreendedor, Mulher empreendedora, Pessoa Física, Pessoa Jurídica.
O Público alvo que vemos ali são estudantes de nível técnico e superior com interesse em empreender e abrir seus negócios a meio de um estudo.
Os alunos do SEBRAE puderam expor seus grandes conhecimentos em todas as áreas de atuação e de seu curso tecnológico. O que percebemos e que chama atenção, era a avançada tecnologia digital e as boas palestras dadas de cada assunto em foco.  Além das palestras, também descobrimos como podemos demonstrar os nossos produtos e vendê-los.
Os inúmeros stands ao redor do espaço tinham uma bela decoração e um público bem interessado. Cada um com suas inovações em torno de sua área de atuação. Vimos desde oficinas de artesanato à grandes empresas. Podemos dizer que um bom marketing começa ali.
Dentro da feira, tivemos o evento Empreendedorismo Digital WWY, que teve como foco capacitar os mineiros em questões relacionadas a internet.
Foram 16 palestras por dia com 8 temas diferentes na parte da manhã (Arquitetura da Informação, Blog, Direito Digital, E-commerce, Parketing na Web, Mídias Sociais, Mobile Sites, Vídeos, Buscadores e SEO, Casos de Sucesso, Conteúdo Digital, Design, Empreendedorismo na Web, Escola & Web, Sites e Tecnologia) e seminários com 8 temas na parte da tarde (Blogs, Buscadores, Design, E-commerce, Escola & Web, Marketing na Web, Mídias Sociais e Tecnologia).
Na realização deste trabalho fizemos uma pesquisa de campo onde visitamos a feira do empreendedor no evento WWY. Dentro dele passamos pelos setores preparados, assistimos a várias palestras e entrevistamos os palestrantes e analisamos o funcionamento de cada local.
Descrição do local de visita

Nos dias 04/09/2010 e 05/09/2010, fomos à feira do Jovem empreendedor (WWY) que mostrou o conceito de empreendedorismo digital e como o jovem esta inserindo cada vez mais cedo nesse cenário.
Vimos várias inovações tecnológicas já na entrada da feira. As palestras eram todas de temas bem atuais, ligadas ao mundo da WEB, negócios e tendências para jovens empresários.
O encontro visou estimular o empreendedorismo digital, por meio de palestras, seminários, atividades lúdicas e criativas com temas para orientação da abertura de um pequeno negócio. Foram dois grandes seminários e 32 palestras em dois dias de evento. Dentre elas, foram assistidas: “E-commerce: tendências e desafios”, “Blog: estratégia e gerenciamento”, “Design para Web: ouse e crie”.
Cada palestra teve uma amostra de material que envolvia o tema em questão para exposição e demonstração.















Setores visitados e explicações de cada local em relação a seu funcionamento

- Avenida dos negócios
Uma área destinada à expositores para mostrar e fazer negócios com os visitantes, que tiveram a oportunidade de ter contato direto com o fornecedor/fabricante, para esclarecer dúvidas. Abrange as áreas de indústria, comércio e serviços. Ofereceu produtos e serviços para quem deseja empreender, abrir ou ampliar um negócio. Com foco na capacitação, abertura de empresas, orientação gerencial, tecnologia e inovação, além de idéias para novos negócios, a Feira foi fundamental para o desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo.

- Área de alimentação
Várias pequenas praças de alimentação localizadas estrategicamente, assim sempre havia uma próxima de você. Atendimento rápido, preços acessíveis, e alimentos variados.

- WWY
Feira de empreendedorismo digital, direcionada a jovens e aos negócios tecnológicos. O Jovem Empreendedor Digital pôde conferir palestras temáticas sobre o mundo da WEB, tendências e oportunidades de negócios.

Palestras e atividades das quais o grupo participou

Palestras:
E-commerce – Tendências e desafios → 04/09/2010 – 10h30 às 11h30
Blog: estratégia e gerenciamento → 04/09/2010 - 10h30 às 11h30
Design para Web: ouse e crie – 05/09/2010 – 12h10 às 13h10





Relação das atividades e palestras com a área de interesse do
Grupo

Palestra: E-commerce - Tendências e desafios
Palestrante: Roberto Soares Costa

O que é o e-commerce?

É o comércio eletrônico pela internet. Compra e venda que esta sendo feita diretamente através da web.
No Brasil as compras pela internet estão ficando cada vez mais populares, e o acesso da população de classe C esta cada vez maior, além de estar crescendo também o acesso através da tecnologia móvel.

Participação no mercado
Grandes varejistas estão perdendo mercado, enquanto os pequenos ganham espaço.

Revolução dos Nichos- Cris Anderson
A internet esta cada vez mais importante para os vendedores, pois ampliou o alcance das vendas e de certo modo respeita as diferenças.

Como vender na internet?

-Primeiramente deve ser feito um plano de negócios, para planejar e organizar as idéias e aumentar a chance de sucesso.

- Após isso você precisa de:
• um mix dos produtos que deseja ofertar
• uma pessoa para gerenciar e entregar os pedidos.
• um plano de divulgação
• uma loja para gerenciar, e vender para seus clientes através da internet.

-Para começar a vender você precisa escolher também às formas de pagamento que irá viabilizar ao seu cliente (ex: Paypal, pagseguro) e a forma de entrega (correios).

- É preciso compartilhar as experiências com os usuários e principalmente atender suas necessidades.
- Fazer uma campanha de ‘ad-words’  ajuda nas vendas.

Comportamento

- Atualmente a internet está falando cada vez mais alto na vida das pessoas.
- Estamos cada vez mais próximos das pessoas que compartilham nossas idéias.
- Cresce cada dia mais a importância e o poder do individuo no cenário da web.
- A internet está praticamente auto-regulamentada e a nova geração de compradores esta dando mais valor às experiências de compra do que à marca.
- Os novos consumidores estão começando cada vez mais cedo a conhecer a internet e com isso se tornam consumidores através dela.

















Palestra: Blog: Estratégia e Gerenciamento
Palestrante: Edney Souza

- A palestra começou atrasada, pois a direção aguardava o palestrante que acabou não comparecendo. Com a demora, resolveram substituí-lo por Gustavo Guanabara. O tema foi alterado um pouco para estratégia e gerenciamento de seus meios de comunicação nas redes sociais, e não apenas do blog.

- Criamos os sites para as pessoas. O Blog é escrito para as pessoas lerem o que escrevemos. E o que devemos visar mais, é o conteúdo que colocamos e o feedback dos leitores.

- SEO é a proximidade de aparecer entre os primeiros nos buscadores (ex. Google) quando alguém digita um tema relacionado ao seu site.

- CREO é a otimização do conteúdo. Para fazermos isso, temos 5 itens a seguir.
1 – Persuasão: Convencer a acreditar. É fidelizar e não manipular. As pessoas gostam daqueles que gostam delas. Ganhe amizades, descubra semelhanças e elogie sinceramente. Faça nas redes sociais o que você faz na vida.
2 – Consistência
3 – Autoridade: As pessoas reconhecem o notório saber. Facilite a vida dos outros com seus conhecimentos.
4 – Validação Social: As pessoas seguem caminhos abertos por semelhantes. Use exemplos de conhecimentos sempre que possível.
5 – Raridade: As pessoas precisam mais do que elas tem menos. Utilize e evidencie informações exclusivas e benefícios únicos.

- Engajamento
1 – Conseguimos com técnicas de persuasão
2 – Tenha conteúdo de qualidade
3 – Não ignore seu público
4 – Crie vários canais de comunicação em que você consiga ser ativo

- Alguns meios de comunicação
1 – Blog
2 – Microblog (ex. Twitter)
3 – Video (ex. Youtube)
4 – Podcast

- Participe de eventos sempre que possível.

- Tenacidade
1 – Acredite no seu conteúdo
2 – Saiba lidar com críticas
3 – Peça ajuda a seus leitores, eles querem ajudar. Se você responder agradecendo a ajuda, você cria amigos.

- Monitoramento
Existem várias maneiras de monitorar o desempenho de sua rede e também várias ferramentas que te auxiliam nessa tarefa. Entre eles:
1 – Whos Talking: Pesquisa as redes sociais e fala os comentários sobre você
2 – Tweetbeep
3 – Socialmention: Mostra palavras que você deve usar mais no momento, que estão sendo mais procuradas.
4 – Klout: Mostra um gráfico da proximidade das pessoas com você no Twitter.
5 – Trendistic: Mostra a ação da sua marca comparada com a do concorrente.
6 – Link Within: Mostra todos os lugares que tem um conteúdo relacionado com o que você escreveu.










Palestra: Design para web - Ouse e crie
Palestrante: Marcos Nahr

PESQUISA E IDÉIAS

Todo design tem preocupação com a estética e com o rigor técnico e aperfeiçoamento dos detalhes, mas o web design é baseado essencialmente na resolução de problemas.
Cada projeto tem seu próprio conjunto de problemas a serem resolvidos.

Qual o 1º passo na resolução de problemas?
Você começa com pesquisa. Você precisa mergulhar nas necessidades do cliente, do público e do projeto em si, se informar o máximo possível.

O PROCESSO DE WEB DESING
Briefing → Pesquisa → Ideação → Solução → Produção.

 O briefing:
Do cliente
Técnico
Criativo
De idéias


Pesquisa e insights:
Pesquisa qualitativa
Pesquisa quantitativa
Pesquisa Primaria
Pesquisa Secundária
Segmentação
Focus Groups
Testes de usabilidade
Pesquisa visual
Insights gerados

Geração de idéias
Inspiração
Idéias estruturadas

Solução
Produção / implementação

Tipografia: Anatomia
As fontes, assim como outros elementos do design, comunicam. Elas possuem característica que designam personalidade ao conteúdo.

Classificação:
Serifas, Contraste e espaços, Altura – x, Estresse, Peso.



Cor:
A escolha da cor é talvez o elemento mais difícil. É o elemento mais subjetivo do projeto. Para alguns, uma paleta de cinza-escuro com salpicos de rosa brilhante vai ser ótimo, para outros pode ser totalmente errado.
Muitos designers, com conhecimentos em teoria da cor ou não, acabam tomando decisões subjetivas sobre a cor e então, quando chega a hora de explicar as decisões a um cliente, as coisas começam a complicar.


Circulo cromático:
As cores quando selecionadas a partir do círculo cromático em certas combinações interagem entre si.

Tonalidade, saturação, brilho:
Descrever cores pode ser difícil. Usar termos padrões pode nos ajudar a descrever.
Matiz, saturação e brilho são maneiras de organizar e descrever cores.
Tonalidade / Saturação / Brilho

Combinação de cores e humor.
Ativo / vibrante – Alimento
“Silencioso” (Suave)/ calmo – site foca mais em 1 tonalidade (fria). Hospital, corretores de seguro, funerárias, jóias.

Pastel – usa tons claros (pode usar cores frias).
Cores complementares aceitam todos os tipos de tonalidade (salta o conteúdo).

Natural → Foto de natureza

*Cores frias (azul, verde) não combinam com alimentos.


Layout
AS BASES DA COMPOSIÇÃO:

A regra dos terços:
Fotógrafos usam esta regra há anos e antes deles artistas e arquitetos.
A teoria é simples e fácil de aplicar no dia-a-dia do designer.

Divida qualquer espaço de trabalho, ou layout, em terços horizontalmente e verticalmente, e alinhe os pontos chave do foco de sua composição nos locais onde as linhas se cruzam.


·                                Looking Room

1 – Objeto
2 – Espaço à esquerda
3 – “looking room” cria sensação de movimento nesta direção

·                                Aplicando “looking room” para web.

Podemos aplicar a mesma teoria para uma página da web.
Tomando os três elementos : “assunto, espaço e movimento”, podemos guiar o olhar do usuário para os elementos que desejarmos.
A definição correta pode ter um sutil, mas importante efeito sobre a forma como uma página é visualmente percebida pelo usuário.

·                                Relações espaciais

O espaço é importante do layout.
O espaço pode ser crido pelo conteúdo – como texto, imagens, listas, logos, etc – ou pode ser criado pelo espaço entre o conteúdo, chamado de espaço negativo, ou espaço em branco.
O espaço pode ser passivo, um subproduto do processo de layout.
Ou pode ser ativo: estar lá por um motivo, para guiar os olhos do usuário, ou ajudá-lo a tomar uma decisão.

·                                Espaço em branco

Espaço em branco, ou espaço negativo é o espaço entre os elementos de uma composição; quer seja uma página web, uma aplicação web ou uma página em uma revista.

Estudo de caso – Jornal de Standaard

O briefing:
Aprimorar o conteúdo principal;
Melhorar a marca e atrair novos usuários ao site, não os leitores do jornal;
Melhorar a inovação do novo site;
Melhorar o modelo de negócio;
Melhorar o visual (já desatualizado);
Integrar um novo sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Conclusão
O design gráfico mudou pouco em cinqüenta anos.
Nós continuamos a usar a cor, imagem, tipografia, ilustrações e layout para contar uma história para os usuários. Continuamos a usar a pesquisa para basear e informar as nossas decisões.
Uma das poucas coisas que é diferente é o meio de entrega: a web.

E com essa diferença surge uma mudança fundamental: Nós não controlamos o conteúdo, quem controla é o usuário.
Web design precisa ir além de layout, fontes e cores, além dos caprichos do navegador e das últimas bibliotecas de Java Script. Precisa abraçar as verdadeiras raízes da prática: a comunicação de informações.

Entrevista com profissional de destaque

Entrevistado: Rodrigo das Chagas Matta
Estudante de design gráfico na UNA

1 – Quais são as barreiras de direitos autorais quando se cria o site?
Uma das barreiras é a utilização de famílias tipográficas (fonte) registradas, bem como a utilização de imagens que não foram totalmente produzidas pelo designer.

2 - Como as empresas devem procurar montar suas estratégias de comunicação e marketing pelas redes sociais?
As empresas devem montar suas estratégias de comunicação focando melhorar a cada dia o relacionamento com o seu público-alvo, prospects e clientes. O Twitter, por exemplo, ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Sendo assim, um dos melhores meios para comunicação virtual.

3 – Você acha que o Design Gráfico é valorizado no mercado?
São poucos os profissionais realmente habilitados. Assim, os que entram no mercado e provam sua competência são muito valorizados. Os profissionais que se dedicam à pesquisa em Design Gráfico encontram boas oportunidades em empresas de produção gráfica, emissoras de TV, estúdios fotográficos. Mas o mercado de trabalho é especialmente favorável para quem se especializa nas novas linguagens digitais e eletrônicas.

4 – As cores influenciam em algo na página da web?
Sim. A cor é um elemento visual que auxilia na organização e hierarquização da informação. Assim como outros elementos como posição, contraste de tamanho de tipografia e etc.

5 - A tecnologia influencia o design?
Sim. A escolha de usar Flash ou HTML, por exemplo, influencia diretamente o design da interface.

6 – O que você gostaria de dizer para aqueles que estão começando no webdesign?
Que estudem muito e tentem buscar mais base teórica ao invés de ficar só na parte prática.

7 – Qual a importância de uma empresa criar um site hoje?
Na internet você tem divulgação da empresa 24 horas por dia, infinita possibilidade de aumentar o número de clientes.  Na era digital em que estamos vivendo, criar site faz toda a diferença para uma empresa. Chegará o tempo em que empresas que não fazem negócio pela internet estarão completamente fora do mercado.
Abrindo uma loja no bairro, sabe-se que não é possível obter um movimento maior que o determinado pelo número de habitantes da região. Já com um site na Internet atinge-se facilmente clientes em qualquer parte do mundo. Sem dúvida, este é o mais poderoso canal de distribuição já conhecido.
Conclusão

Com esta visita à feira do Empreendedor digital - WWY e a visita as palestras pelo grupo, podemos concluir que hoje em dia a mídia eletrônica e o mundo digital estão cada vez mais atingindo a sociedade. Se queremos nos tornar empreendedores de destaque no mercado, temos que estar no meio dessa revolução social, destacando nossos produtos e serviços na mídia de divulgação digital.

Bibliografia:

consultado em 19-10-2010


Melissa Trindade

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