segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Visita Técnica à Feira do Empreendedor SEBRAE 2010


Nesse post iremos tratar da Visita Técnica à Feira do Empreendedor SEBRAE 2010, feita nos dia 01, 04 e 05 de setembro de 2010 pelos alunos do curso Tecnológico em Eventos do UNI-BH.




Introdução

FIGURA  1 – Crédito: Tatiana Rodrigues
O trabalho a seguir apresenta um relatório de visita técnica à Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, SEBRAE- MG, ocorrido entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro do ano corrente no Expominas em Belo Horizonte, a qual ofereceu produtos e serviços para empresários e futuros empreendedores.
O evento teve como foco direto apresentar recursos e propostas empreendedoras para ampliar, formalizar e concretizar novos negócios.
Durante seis dias, reuniu atividades de orientação e capacitação empresarial, acesso a tecnologias, crédito e mercados, idéias e promoções de negócios, além de oportunidades de identificação de fornecedores, clientes e parcerias comerciais.
O trabalho envolveu a participação do grupo em seminários, palestras, e visitação às exposições e stands. Descreve a importância da feira no processo de aprendizado dos alunos do curso de eventos.

Descrição do Local de Visita

“Gerar negócio foi o foco das áreas de exposição dentro da Feira do Empreendedor. Áreas da indústria, comércio, serviços, agronegócios, cultura e gestão empresarial. Contato com fornecedores de produtos e serviços, empresas franqueadoras, entidades empresariais, tecnológicas e da cadeia produtiva dos setores em crescimento no mercado.”
Ambiente de cultura, lazer e artes, demonstrando, por meio de atividades interativas, que o investimento e o conhecimento podem gerar oportunidades de negócio.
·                    847 atividades
·                    Palestras e Oficinas
·                    Seminários Temáticos
·                    Encontro Jovem Empreendedor Digital wwY
·                    Atendimento SEBRAE-MG
·                    Palestras Magnas
·                    Artesanato Mineiro
·                    Salão Especial – CENTRO CAPE
Espaço bem dividido, stands dispostos de maneira organizada, atrativos de tecnologia avançada, ambientes agradáveis e expositores simpáticos. Auditórios amplos nos quais duas mil pessoas, em média, assistiam a palestras e participavam de jogos interativos.

Setores visitados
FIGURA  2 – Crédito: Henrique Oliveira
- Boxes vitrines modelos
- Artesanato mineiro
- Stands:
·                    Legalize Auditoria
·                    Projetec (Software para gestão)
·                    IG Eventos
·                    Propagare
·                    CIM- Marketing/Design/Eventos
·                    Exactus Software
·                    BMW (brindes)
·                    Pro Lucro
·                    Crediamigo
·                    Meu negócio
·                    SEBRAE- MG
·                    Bancos (CEF, Banco do Povo, Banco do Brasil, BDMG)
·                    Bolsa de negócios- SEBRAE-MG

- Espaço wwY
FIGURA  3 – Crédito: Tatiana Rodrigues
·                    Encontro Jovem Empreendedor Digital wwY
·                    Auditório 1 (Palestra/Seminário)
·                    Auditório 2 (Jogos Multimídias)

 

Palestras e Atividades das quais o grupo participou

·                    Seminário de Inovação: A Inovação como Segredo para o Sucesso, com: Flávio Rosário, Luciano Pires, Luiz Carlos Barboza entre outros.

·                    Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY – Parte 1, com: Gustavo Guanabara , Amyres Fernandes, Ediney Souza, Marcelo Albagli.

·                    Projetos Culturais e Web: Aprender a Desaprender, com: Salomão Terra.
FIGURA  4 – Foto do Hall do Auditório - Crédito:Tatiana Rodrigues


Explicação de cada local em relação ao seu funcionamento


1. Boxes modelos de negócios
Foram montados espaços físicos de modelos de negócios sob a orientação de um profissional qualificado, ou seja, designer de interiores, com a finalidade de ilustrar a importância de se planejar adequadamente o espaço levando em considerações diversas variáveis, como por exemplo, público alvo.

2. Espaço Artesanato Mineiro
Artesãos mineiros reunidos para expor objetos e produtos de decoração, utilitários, religiosos, lúdicos, acessórios, adornos, entre outros, confeccionados em madeira, argila, ferro, tecidos, papel, fibras vegetais e materiais reciclado, com o  melhor da cultura, da arte e da história de Minas.
Esse espaço teve objetivo de oportunizar negócios entre artesãos e lojistas que tinham interesse em adquirir artesanato de qualidade e em grandes quantidades.

3. Stands
Stands montados com finalidades de oferecer produtos e serviços aos visitantes e interessados em adquirir novos conhecimentos, parceiros, soluções e oportunidades. 

FIGURA  5 – Foto dos Stands - Crédito: Henrique Oliveira

Relação das atividades e palestras com a área de interesse

Área de Interesse: Eventos
Atividades Realizadas:

·                        Jovem Empreendedor Digital:
O Empreendedorismo digital pode abrir muitas portas para a área de Eventos, permitido que o profissional tenha um leque de oportunidades, utilizando a informática como veículo de comunicação, divulgação, conhecimento e negócios.

·                    Mostra negócio e Cor
Para uma boa impressão do seu trabalho é recomendável uma ambientação do espaço onde irá receber o cliente.
Decoração de eventos necessita de profissional especializado.


FIGURA  6 – Foto do Box Modelo de Negócio - Crédito: Henrique Oliveira


Entrevista com Profissional de destaque

Entrevistada: Bruna Rafaela Gutstein Nunes, 21 anos.
Telefone: (31)34277318 / (31)85627318
Profissão: Designer de Ambientes

1.      No ponto de vista profissional, qual a importância de um evento como esse?
É de extrema importância uma vez que reúne vários profissionais e suas capacidades, proporciona troca de experiências e nos coloca em lugar privilegiado por ser uma feira de grande destaque.

2.      Qual a repercussão desse evento em sua carreira? Você acha que terá crescimento / reconhecimento profissional?
 Esse evento nos coloca em contato com muitas pessoas que são peças chaves para o desenvolvimento de projetos que primam por excelência. O reconhecimento profissional em qualquer carreira depende de luta, vontade de crescimento e essencialmente de metas bem traçadas, para se ter clareza de onde se quer chegar.

3.      Qual expectativa de retorno do evento, ao seu trabalho representado?
O evento já me trouxe retorno uma vez que vários clientes se interessaram pelo trabalho e estão entrando em contato.

4.      Qual a importância de se contratar um designer?
 O designer tem a função de resolver problemas, tem um olhar apurado que planeja, desenha, e vê além. Se um designer for contratado para projetar uma loja, por exemplo, ele irá projetar pensando primeiramente que esta loja deve gerar lucro, pensa no fluxo, localização, cores apropriadas para o efeito que se espera, enfim a contratação de um designer garante o dinheiro bem empregado a otimização de tarefas e ganho significativo de tempo.

5.      Qual é seu Target?
Pretendo trabalhar com grandes eventos, clientes de potencial, e ganhar espaço na área de eventos mostrando competência, criatividade e diferencial, primando sempre pela excelência. 




Entrevistado: Salomão Terra
Telefone: (31) 9811 3946
Editor dos sites Opperaa e Mondo BHZ
Twitter: @salomaoterra

  1. O que podemos entender como um Projeto Cultural na Web?
Acredito que, forçando um pouco a barra, podemos considerar "Projetos Culturais na Web", aqueles que de certa forma divulguem informações sobre produtos, eventos ou fatos da vida cultural artística. Expandindo um pouco mais, podemos chegar às comunidades de interesse e até perfis interessados em debater esse campo de interesse.

  1. O que difere este ciclo dos demais projetos de web?
Tenho uma opinião de que projetos dessa natureza, em geral, surgem de forma pequena e com motivações diferentes a projetos mais comerciais, digamos assim. Eles são recheados de um engajamento, ideias, conceitos etc. Em contrapartida, quase nunca visam o retorno do investimento imediato.

  1. Como criar um projeto cultural na web?
Não há uma fórmula. Mas assim como quaisquer projetos para internet, o ideal seria estudar o cenário, concorrentes, melhores práticas e qualidade do design de interação. Ter um projeto de Arquitetura da Informação bem definido, e um planejamento em longo prazo também podem auxiliar.


4.  Qual a melhor forma para manter um projeto cultural na web?

 Aí depende de qual o formato. Você pode viver de venda de espaços publicitários, mas também, inserir o projeto dentro de leis de incentivo. Isso vai de cada um.


  1. Como você começou a desenvolver projetos culturais na web?

Meu envolvimento com a cultura começou antes da internet, com os fanzines. Sempre gostei do campo e em geral produzia publicações de forma independente. A internet, enquanto suporte, me auxiliou por ser mais acessível que outras mídias. Investi um tempo na pesquisa e aprendizado de ferramentas de autoria, e as revistas Opperaa e Mondo BHZ surgiram de uma motivação pessoal. 

FIGURA  7 – Foto do mural Casos de Sucesso - Crédito : Henrique Oliveira


Conclusão

Na Feira foi disponibilizado aos participantes, em um único local, através de vários produtos e serviços, informações para abertura de empresas, tecnologia, cursos, treinamentos direcionados para o desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora.
O evento permitiu consolidar informação, educação e geração de negócios, sensibilizando o público visitante para a abertura de negócios sustentáveis colaborando para a redução da mortalidade desses empreendimentos.
Assim, com foco em idéias de negócios relacionadas de várias formas à sustentabilidade, a feira possibilitou um universo de oportunidades para estimular o candidato a empresário e os empresários das pequenas empresas à ampliação da competitividade dos seus negócios.
Neste sentido, todos os envolvidos na Feira do Empreendedor contribuem com quem sonha em abrir a própria empresa e com aqueles que buscam apoio gerencial e tecnológico para superar as dificuldades e melhorar seus negócios.
No que toca a captação de recursos para abertura e manutenção de um novo negócio é preciso salientar, que o candidato a empresário tem no SEBRAE e seu sistema de parceria uma excelente ferramenta para auxiliá-lo na execução de seu projeto empresarial. 

Nota

As informações são creditadas a Cássia Cristina Moreira Amaral, Henrique Leonardo Neves de Oliveira, Junia Marina Andrade Calazans, Patrícia Machado de Oliveira, Sinara Dias Machado Rocha, Tatiana Rodrigues de Souza e Tatiane Cristina Costa Pereira e fazem parte de um trabalho vinculado à disciplina "Leitura e Produção de Texto", lecionada pelo professor Edmundo de Novaes Gomes.

Agradecimentos

Agradecemos aos nossos colegas de grupo, que contribuíram muito para a realização desse trabalho.

Agradecemos de forma especial ao nosso professor Edmundo de Novaes Gomes por nos ter proporcionado a oportunidade de construirmos mais nossos conhecimentos.


Agradecemos também aos nossos entrevistados Bruna Rafaela Gutstein Nunes e Salomão Terra, pela atenção e  pelas contribuições pessoais através das entrevistas gentilmente concedidas.


Referências

ALBAGLI, MARCELO. Jovem Empreendedor Digital wwY Belo Horizonte: Expominas, 2010. Palestra realizada na Feira do Empreendedor, 04 set. 2010. Palestra.

FEIRA DO EMPREENDEDOR, 2010, Belo horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: SEBRAE, 2010.

FEIRA do empreendedor, o negócio do ano, 2010. Apresentam informações sobre o evento, acesso e inscrição. Disponível em: <http://www.sebraemg.com.br/feiradoempreendedor/Default.aspx?tabid=478>. Acesso em: 25 set. 2010. Site.

REVISTA o negócio do ano. Belo Horizonte: SEBRAE MG, 2010 – Apresentações de atividades da Feira do empreendedor. 

Todos os direitos reservados: pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citado as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário